top of page
  • Foto do escritorInfoarte Sistemas

Não deixe para depois, migre para nuvem agora mesmo, conheça 4 benéficios do cloud nesse texto



É cada vez mais comum ver as empresas investindo em soluções de ERP em nuvem. A inovadora tecnologia, surgida nos últimos anos, traz diversas vantagens quando aplicada à gestão empresarial.


Mesmo assim, ainda é grande o número de empreendedores que desconhecem tudo que ela pode oferecer para o dia a dia dos seus negócios. Por isso, vamos mostrar quais os seus cinco principais benefícios, de acordo com uma pesquisa científica elaborada para auxiliar investimentos na área de tecnologia.


O que é computação em nuvem


Apontada nos últimos anos como uma das principais tendências tecnológicas para o futuro, a computação em nuvem – ou cloudcomputing – já se encontra bastante consolidada no dia a dia não apenas de empresas, mas também dos usuários comuns.


Ela consiste, basicamente, na oferta de serviços a distância. Os arquivos e programas ficam armazenados em um servidor e é preciso apenas uma conexão de internet para acessá-los. Dessa forma, você não precisa mais ter softwares instalados no seu computador ou mesmo estruturas físicas, como datacenters locais.


O Dropbox, para armazenamento de arquivos, e o pacote on-line do Microsoft Office são exemplos de computação na nuvem. Você pode utilizar seus serviços a partir de qualquer dispositivo e de qualquer lugar, sem a necessidade de ter um programa instalado no computador.


O ERP em nuvem


O ERP é um sistema de gestão empresarial utilizado para integrar as informações da empresa com o objetivo de otimizar processos, aumentar a produtividade e reduzir custos.


Na versão local, o ERP utiliza o hardware da empresa e precisa ser instalado em todos os computadores que terão acesso ao sistema. A instalação precisa ser feita por uma equipe especializada. Além disso, o sistema demanda manutenção constante e atualizações, que podem exigir que o trabalho seja suspenso até que sejam concluídas.


Já o ERP em nuvem é um sistema por assinatura que utiliza o servidor de terceiros e pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo, de qualquer lugar, sem necessidade de instalação. As atualizações e manutenções do sistema são realizadas de forma automática.


Esse formato tem trazido ainda mais benefícios para as empresas, como veremos a seguir.


ERP em nuvem: 4 benefícios incríveis para a sua empresa

Para avaliar os benefícios da contratação de um ERP em nuvem, o Instituto NucleusResearch realizou uma pesquisa que mediu seu desempenho em diversas empresas. Foram quatro benefícios principais apontados:


Aumento significativo no ROI (Retorno sobre o Investimento)

A pesquisa avaliou qual o ROI obtido pelas empresas que adotaram o ERP em nuvem. O resultado foi uma variação de 73% a 589%. A maioria das empresas obteve um ROI superior a 150%. O período para a obtenção desses números ficou entre 2 e 23 meses.


Todas as empresas tiveram um aumento no seu retorno de investimento, um dado bastante impressionante. Isso é explicado para a significativa redução de custos que a computação em nuvem possibilita. Esse, inclusive, é o tema do próximo tópico.


Redução dos custos de TI


De acordo com a pesquisa, as empresas relataram que seus custos de TI com hardware, manutenção e pessoal foram reduzidos, em média, em 50%.


Essa é uma das principais vantagens da computação em nuvem. Por utilizar a estrutura de hardware da empresa e não ter a necessidade de instalação de software, seus serviços tendem a ser muito mais econômicos que as soluções locais.


Aumento de produtividade e trabalho remoto


Um dos principais objetivos da gestão empresarial também foi alcançado com o ERP em nuvem. A pesquisa apurou que o sistema proporcionou um aumento significativo de produtividade. Esse número chegou em uma média de 10%, mas muitas empresas tiveram um crescimento ainda mais acentuado.


Isso acontece pois o sistema em nuvem pode ser acessado a partir de qualquer local, sem a necessidade do colaborador estar na empresa. Essa funcionalidade contribui para o processo de decisão dos sócios, permite a entrada de pedido de vendedores externos e, principalmente, facilita o trabalho remoto.


O home office já vinha aparecendo como uma forte tendência no mundo empresarial, mas acabou virando uma necessidade por conta da pandemia do Coronavírus.


Para as empresas que utilizavam um ERP em nuvem, essa mudança foi a mais tranquila possível. O sistema estava disponível normalmente para ser acessado pelos colaboradores, com todos os seus arquivos e tarefas. Muitas empresas, inclusive, passaram a adotar esse regime de trabalho permanentemente por conta de suas vantagens.


Segurança


Uma das maiores vantagens da computação em nuvem é a segurança. Nos últimos tempos, os ataques cibernéticos a empresas aumentaram e ter seus dados bem protegidos passou a ser ainda mais importante.


Na nuvem, os provedores utilizam padrões internacionais de segurança e as informações são criptografadas, o que já aumenta seu nível de proteção. Mas além disso, os sistemas contam também com ferramentas avançadas que são atualizadas automaticamente, sem que você precise se preocupar ou pagar mais por isso.


Tudo isso é acompanhado de perto por profissionais especializados, que estão sempre atentos a qualquer tipo de problema ou eventual ameaça.


Como você pode ver, a utilização de um ERP em nuvem é um passo natural para as empresas que querem seguir na dianteira do mercado. Seu uso é simples e as vantagens são muitas.


Como a SOU.IS pode ajudar você?


O SOU.IS Gestão Empresarial é um sistema completo que contempla práticas dos melhores modelos de gestão para que sua empresa tenha ganhos significativos em agilidade, produtividade e economia.


Um ERP em nuvem adequado ao momento atual da sua empresa e que oferece total flexibilidade para acompanhar seu crescimento.


Seus módulos permitem a integração de todos os setores da sua empresa, a automatização de processos, segurança de dados, o acompanhamento das suas atividades e muito mais.


Conheça todos os benefícios de um ERP na nuvem na prática, solicite uma demonstração.

31 visualizações0 comentário
bottom of page