top of page
  • Foto do escritorInfoarte Sistemas

Saiba como estruturar seu processo de compras para aumentar seu faturamento



O processo de compras é parte fundamental da gestão financeira de uma empresa. Objetivos como a redução nos custos e aumento do faturamento começam na aquisição da matéria-prima para a cadeia produtiva.


Alcançar os resultados desejados vai muito além da negociação de preços e envolve ações que englobam todos os setores do seu negócio.


Para que você tenha um processo de compras mais eficiente, é preciso alcançar um equilíbrio entre três pontos importantes: a qualidade dos produtos, a viabilidade econômica da compra e a quantidade certa de aquisição.


São pontos básicos, mas que exigem uma gestão empresarial bastante estratégica, de forma que a operação como um todo não seja comprometida. Para ajudar você a alcançar esse patamar, trazemos algumas dicas que você pode aplicar no seu dia a dia.


Faça um bom planejamento de compras


Preparar um planejamento bem estruturado é um primeiro passo necessário para a gestão de todos os setores da sua empresa.


Seu planejamento de compras deve conter todos os detalhes relativos à aquisição da sua matéria-prima, de forma que você consiga analisar a demanda, comparar preços e definir quantidades.


Com base nisso, você consegue desenvolver a melhor estratégia para ter uma cadeia produtiva mais eficiente.


Qualifique seus fornecedores


Contar com bons fornecedores é essencial para manter a boa qualidade do seu produto ou serviços. Para garantir que suas expectativas sempre sejam cumpridas e evitar imprevistos ao máximo, é recomendado que você crie uma escala de avaliação de fornecedores.


Inicialmente, você pode dividir essa qualificação em três critérios básicos: a capacidade de cumprir prazos, a qualidade do serviço e o preço. O ideal, contudo, é que com o passar do tempo você avalie outros fatores e torne sua escolha ainda mais assertiva.


Fique de olho no estoque


Encontrar o equilíbrio entre a falta de matéria-prima e o desperdício é fundamental para um bom processo de compras. E isso vai exigir uma boa gestão de estoque. Procure estabelecer um estoque mínimo e um máximo para tornar seu trabalho mais eficiente e garantir a lucratividade desejada.


Capacite seus colaboradores


Todos envolvidos no processo de compra devem ser capazes de entender as estratégicas definidas para sua empresa e a sua importância no resultado final.


O ideal é que você identifique os pontos de maior dificuldade da sua equipe e realize treinamentos para garantir que todos estejam habilitados para colocar suas ações em prática.


Avalie os resultados


Lembre-se sempre de avaliar os resultados obtidos para identificar erros, acertos e apontar eventuais mudanças na estratégia.


É muito importante ter um bom relatório em mãos, com todas as informações relevantes sobre o seu processo de compras, para facilitar o processo de tomada de decisão e indicar exatamente quais os pontos que funcionaram e os que precisam ser revistos.


E isso é apenas o começo. Conforme seu processo de compras for se aprimorando, sua gestão precisa ser cada vez mais especializada. E é nesse ponto que a SOU.IS pode ajudar você, com o SOU.IS Gestão Empresarial.


Melhore seu processo de compras com o SOU.IS Gestão Empresarial


O SOU.IS Gestão Empresarial é um ERP completo, que vai trazer mais agilidade e eficiência para a gestão da sua empresa e tornar seu processo de compras mais assertivo.


Com ele, você sabe quando e como comprar, permitindo criar estratégias mais eficientes para melhorar seus resultados e facilitar a tomada de decisões.


O sistema permite a avaliação da necessidade de compra por meio do parâmetro da Curva ABC, o controle do ponto de reposição de produtos, o envio de ordens de compra por e-mail e diversas outras funcionalidades, além de estar sempre atualizado com todas as exigências fiscais.


Fale conosco e saiba como o SOU.IS Gestão Empresarial pode ajudar o seu negócio. Nosso trabalho é ajudar você a crescer!


28 visualizações0 comentário
bottom of page